sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eba! Tem derrota Hoje no almoço!

È galera saímos da copa do mundo. E mesmo que você não goste o não entenda de futebol, sei que você sentiu uma certa tristeza ao ver a seleção brasileira fora da copa. Não tenho capacidade para comentar o jogo falando sobre de quem foi a culpa o que faltou, quem foi culpado. Mas, observo como perder é ruim. Como a derrota parece trazer a tóna os sentimentos de incapacidade.

E assim, as pessoas que vieram pra casa mais cedo para ver o jogo,vão aos poucos retomando á rotina, assumindo seus papéis e esquecendo de uma derrota que não afeta em nada a vida de ninguém. Eu poderia falar de como esquecemos da realidade política do país, da desigualdade social, dos jovem e o mundo das drogas, durante o período da seleção na copa. Mas acho que isso é distante demais, eu não sou o exemplo de "cidadão brasileiro" que sabe quem é e o que faz cada político brasileiro. Penso numa coisa mais próxima, a derrota na vida real. Os "Nãos" que a gente leva por que um "juíz" apita ou por que o "outro time" foi superior. Essa derrota sim é preocupante.       

Não passar no Vestibular que você se preparou o ano todo e se sentia capaz, perder a namorada que amava, ser mandado embora do emprego e não saber ao certo por que, perder um familiar ou amigo. Talvez você que esteja lendo esteja passando por um desses problemas ou até por todos mas, não se preocupe a coisa pode piorar. Existem pessoas que são "pará-Raios" de derrota, sim existem! Esse papo de todo mundo é igual, não perder a esperança, você está com encosto, isso não me convence.
Conversando com um amigo esses dias, Tim Morelli, sobre pessoas, derrotas, entendemos que há pessoas Inteligentes, Outras Esforçadas e as Esforçadas e Inteligentes. E lembrando a frase "Qualquer um pode ser vencedor, desde que não haja nenhum concorrente.(Falcão Brega). Vejo que chegará o dia em que os Vitoriosos irão perder, e os Perdedores irão ganhar e os "parados no tempo" irão assitir isso como uma partida de Ping-pong , balançando a cabeça de um lado pro outro e não sair do lugar.
Por isso faça de cada derrota uma oportunidade de conhecer e saborear a dor, pra que quando você vencer, poder sentir um prazer e um sabor único que, quem só ganha nunca vai sentir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, elogiem, critiquem, mas sejam verdadeiros...