terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Pôr do Sol Preocupante

Nessa vida corrida e nesses horizontes tão tumultuados por grandes edifícios, é difícil parar um dia
e contemplar o pôr do sol.


Eu como gosto muito do por do sol perguntei a alguns amigos, em conversas descompromissadas, se eles
ou elas, gostavam do pôr do sol e tals...

Ouvi variadas respostas. Mas não fiz isso, como quem faz uma pesquisa estatística(Nem me lembre de Estatística) , fiz pra conhecer o gosto dos meus amigos ou quem sabe pra matar tempo...




Amigos me disseram coisas bacanas com que concordei. Uma delas disse que achava o pôr do sol triste e que prefere o nascer do sol.          



Concordei em partes mas temos que saber também apreciar o anoitecer, a calma, a escuridão
Talvez isso seja envelhecer


Mas não é sobre nada disso que vim falar.
Acontece que um amigo ou amiga, que não me lembro exatamente quem, me disse uma coisa absolutamente burra e ao mesmo tempo muito poética. Segurei pra não rir e por um instante, acreditei que as coisas aconteciam realmente da maneira com que ela descreveu tão confiante.

Estavamos falando de pôr do sol...
E quando puxei o assunto a pessoa logo se empolgou e disse que gostava muito e que "num sei o que lá mais" (expressão mineira). E de repente ela disse algo mais ou menos assim:
 "Quando vou á praia adoro ver o pôr do sol e naquele silêncio, naquela paz eu escuto até o barulho de "Tsisssss" do SOL ENTRANDO DENTRO DO MAR"



Nesse momento meu mundo parou. Tudo que aprendi sobre o universo foi questionado.
Aquela história de o sol ser o centro e os planetas em volta... tudo virou BALELA por um momento.


Tentei entender o ponto de vista da criatura, e vi tanta beleza nisso "aquela paz eu escuto até o barulho de "Tsisssss" do SOL ENTRANDO DENTRO DO MAR"  Uai gente! Eu não posso desmentir as pessoas se ela disse que escuta é por que escuta. Talvez a gente que tenha os ouvidos e olhos tampados e não vê a beleza de coisas ditas "simples"...

Ai fiquei pensando em perguntar pra ela: " Uai mas, quando o sol entra no mar não sai nenhuma fumaça?
Mas eu estaria sendo um trem ai achu que é sarcástico, e acho que não seria apropriado estragar o som que ela escuta.

Assim sai da minha consulta a minha humilde biblioteca mental, e concordei finalizando o assunto ainda com um entusiasmo: Não! È! O pôr do sol é explêndido!

Me esforço pra lembrar quem foi essa pessoa...
Vai que um dia eu cisme de falar sobre bebês e ela me conte como acha lindo
Quando As Cegonhas vão entregando os filhos direto do céu.


2 comentários:

  1. Afinal é mais gostoso e sereno acreditar nas coisas desta forma! :)

    ResponderExcluir
  2. Você é otimo com as palavras , Meu DEUS... e eu sempre pensei como ela - o sol mergulha no mar, depois de um dia quente .. rs ( meu pai sempre concordou comigo. rs)

    ResponderExcluir

Comentem, perguntem, elogiem, critiquem, mas sejam verdadeiros...